Gosta de Astrologia?

Procura por um astrólogo?

Quer fazer seu mapa astral?

Atendimento presencial em BH e virtual via SKYPE.

Quer estudar Astrologia em BH?

O que está faltando para sentir segurança na sua atuação enquanto astrólogo? Quais são suas dúvidas?

Entre em contato, estou te aguardando:

monicastral@gmail.com

Trânsitos de Júpiter e Saturno e o Mapa do Brasil

Palestra proferida em março de 2004 no SINDASTRO-MG

Introdução
No Novo Dicionário de História do Brasil da Editora Melhoramentos (SP, 1970) encontra-se, nas páginas 355/356 no verbete Independência, o seguinte trecho:


A partir desse trecho histórico fico confiante em calcular o mapa da Independência do Brasil no horário das 16:30, acreditando que o momento do encontro entre os mensageiros e o príncipe foi o estopim do “Grito do Ipiranga” e, consequentemente, valido o suficiente para ser referência. Porém, ficou claro que provavelmente o dito grito ocorreu em horário posterior, talvez às 17h ou até mais tarde um pouco.
Assim, os dados que usei para calcular o Mapa da Independência do Brasil foi dia 07 de setembro de 1822, às 16:30 (LMT + 03:06:32), em São Paulo (Latitude: 23°S32’ e Longitude: 046°W38’) nas proximidades do Rio Ipiranga.


Entretanto, não importa qual o horário a ser considerado, o Sol do mapa da Independência do Brasil fica sempre na Casa Astral 7. Essa disposição pode ser interpretada como a tendência do Brasil de buscar o bom entendimento com todos os outros países e povos, qualidade que pode ser vista como busca de paz e capacidade de se colocar com diplomacia. Entretanto, quando o potencial é mau empregado e usado ao extremo provoca tendência para “ficar em cima do muro”, sugerindo dificuldade para lidar com situações internacionais que exigem escolha. Além disso, sabe-se que o Sol nessa casa pode ser projetado para fora, gerando tendência de valorizar em demasia o outro e sempre se colocar de forma pouco expressiva. A história o Brasil inicia-se como colônia submissa ao julgo de Portugal, de forma que o Sol do mapa da independência pode ser associado a esse país.
Quando Júpiter transita na sétima casa astral do Mapa da Independência do Brasil e faz conjunção com o Sol, o Brasil tem a oportunidade de se colocar com maior expressividade nas relações com outros países e, consequentemente, de melhorar a qualidade das relações, sem que com isso tenha que abrir mão de pontos importantes para a nossa nação, mas isto só é possível se o nosso governo federal vier a usufruir, conscientemente, dessa sorte. Escrevi, no início de janeiro de 2004, a seguinte previsão sobre o momento brasileiro: No primeiro semestre, deve-se cultivar novas parcerias comerciais, mas também cuidar das antigas para que fiquem melhores. O resultado financeiro desses empenhos pode começar a dar seus frutos ainda no segundo semestre de 2004.
No momento que pensei em fazer o estudo dos trânsitos de Júpiter pela casa astral já citada, eu levantei a hipótese de que poderiam ser associados aos períodos em que o Brasil foi beneficiado pelo senso de autoestima, podendo com isso abrir portas para que em anos seguintes ocorressem fases de grande prosperidade graças ao comércio de exportação e importação. Entretanto, a medida em que levantava os dados históricos fui percebendo dificuldade de confirmar essa hipótese, porque não observei nenhum padrão. Por conta disso resolvi somar mais um dado astrológico: os trânsitos de Saturno durante os anos em que Júpiter se encontrava na casa 7 do Brasil. Escolhi o Saturno porque quando estão juntos sintetizam o “para onde a nação quer ir” com o “como faz para ir”. A partir de então foi possível fazer paralelos bastante interessantes e reveladores de um padrão histórico.



Trânsitos de Júpiter e de Saturno pelo Mapa do Brasil
O Sol e o Mercúrio do Mapa da Independência do Brasil se encontram em Virgem na Casa Astral 7 e no ano 2004 Júpiter transitava nessa casa e fez conjunção com os dois astros. Esse mesmo trânsito se repete de 12 em 12 anos o que nos permite fazer uma avaliação histórica do que se sucedeu no Brasil em diversos períodos.
Na história do Brasil é possível fazer um paralelo entre dois períodos históricos afastados, aproximadamente, 60 anos, pois eles possuem em comum o fato de Júpiter estar transitando na Casa Astral 7 do mapa do Brasil e Saturno transitando por uma mesma casa.


01) Prudente de Morais (1896/1987) & Juscelino Kubitschek (1955/1956)
Ambos eram civis e foram muito amados pelo povo durante o exercício da presidência, talvez porque assumiram seus cargos em seguida de presidentes autoritários e com tendências para o uso do poder de forma abusiva, Floriano Peixoto e Getúlio Vargas, respectivamente. Mas pelo que a história indica Prudente de Morais e JK concluíram capítulos importantes abrindo novas perspectivas, o primeiro com a vitória sobre Canudos liquidou com a possibilidade da monarquia retornar, luta que se iniciou na Proclamação da República (1889); enquanto que o segundo com seu caráter empreendedor promoveu o progresso material e realizou um sonho de Tiradentes e de diversas outras personalidades no decorrer dos tempos, Brasília. (Saturno em Escorpião – poder de persuasão e manipulação – fazendo conjunção com o Meio do Céu, sinalizado período de compromisso e responsabilidade com o país e seu crescimento. Teste de força na posição pública no âmbito internacional, prestígio e autoridade)

02) Afonso Pena e Nilo Peçanha (1908/1909) & Costa e Silva (1967/1968)
Afonso Pena e Nilo Peçanha (esse vice até a morte do primeiro) foram eleitos através de “convênio político” já que quase não houve pleito, em consequência do desinteresse do povo, pela falta de luta de candidatos e pela ausência dos mesários nos locais de votação, impedindo que o eleitor exercesse seu direito. Costa e Silva foi indicado para o cargo já que estávamos sob a tutela dos militares golpistas de 1964. Ambos períodos foram recheados de tensões militares e insatisfações do povo. (Saturno em Áries – iniciativa e ação autocentrada – na Casa 2, sinalizando momentos de reajuste dos valores e avaliação da uso que está fazendo dos próprios recursos e bens materiais)

03) Epitácio Pessoa (1920/1921) & João Batista Figueiredo (1979/1980)
Epitácio Pessoa assumiu a presidência com o propósito de afastar os militares da política, enquanto por sua vez, Figueiredo traçou entre suas metas principais a continuação do processo da reabertura, mesmo que um pouco viciado pelo estilo militar, como prova sua própria fala após ser eleito pelo Congresso – “É para abrir mesmo. E quem não quiser que abra, eu prendo, arrebento. A minha reação agora vai ser contra os que não quiserem abertura”. Pelo que tudo indica ambos cumpriram suas metas, o que permitiu que logo em seguida fosse possível que ocorressem fatos importantes na direção da democracia, respectivamente, em 1922 foi fundado o Partido Comunista e em 1984 ocorreram os diversos comícios pelas Diretas Já. (Saturno em Virgem/Libra – ordem e paz – nas casas 7 e 8, sinalizado momento para reconhecer os direitos dos outros, o que leva a fazer acordos e transformações profundas de valores visando bons frutos) (Júpiter também estava às vésperas de ficar conjunto com o Saturno em trânsito – 10/09/1921 e 01/01/1981 – configuração que sinaliza o final de um ciclo planetário Júpiter/Saturno e inicio de outro, ou seja, hora de grandes mudanças)

04) Getúlio Vargas (1932/1933) & Fernando Collor (1991/1992)
Ambos assumiram a presidência com relativo apoio popular, mas além de não terem cumprido com suas promessas, adotaram imediatas medidas que surpreenderam desagradavelmente a todos. Getúlio dissolveu o Congresso Nacional decretando estado de sítio. Collor anunciou o chamado “Plano Collor I”, no qual se confiscou quase todo o dinheiro que se encontrava depositado nos Bancos. Contra a indisposição de Getúlio em convocar novas eleições, como havia prometido ao assumir a presidência no Governo Provisório, eclodiu em São Paulo a Revolução Constitucionalista (1932) exigindo uma nova constituição e a eleição direta para presidente. Contra a incapacidade de Collor de combater a inflação e somando a isso a denúncia de corrupção em seu governo, a população se manifestou a favor do impedimento do presidente (1992). (Saturno em Aquário – valorização da sociedade, do povo e suas demandas – na Casa 12, período em que sinaliza o término do ciclo de Saturno no mapa da independência do Brasil, momento de colher o que se plantou nos últimos anos e fazer reflexões sobre os acontecimentos anteriores para que seja estabelecidas prioridades e encaminhamentos mais apropriados. É hora de erradicar as idéias errôneas e fortalecer as certas)


05) Getúlio Vargas (1944/1945) & Luiz Inácio Lula da Silva (2003/2004)
No primeiro período o mundo vivia os horrores da II Guerra Mundial, as forças do Eixo (Alemanha – Itália) avançando e dominado o cenário europeu. A tendência do presidente na época era explicitamente fascista e contra os Aliando (EUA, Inglaterra, França), e até onde lhe foi possível manteve o Brasil distante da guerra. Porém, alguns dos navios brasileiros foram atacados pelo Eixo, levando o Brasil a unir-se aos Aliados e participando, em breves episódios, da guerra na Itália. Atualmente (2004) estamos presenciando, entre outras, uma guerra que afeta enormemente o nosso mundo globalizado, a Guerra contra o Terror. Na frente desse episódio encontra-se o presidente dos EUA – Bush – defendendo o seu direito de invadir países na defesa do Bem, como ele mesmo prega. O Brasil vem criticando as atitudes autoritárias de Bush, que não respeitam nem as decisões da ONU. Além disso, Lula vem estabelecendo contatos com vários países, sendo que alguns desses encontros desagradaram o governo norte-americano. Curiosamente, numa missão humanitária, o Brasil mandou um contingente para o Haiti, fato que não ocorria desde o episodio da II Grande Guerra. (Saturno em Câncer – raiz e pátria – na Casa 5, período que sinaliza trabalho voltado para crescimento da autodefinição, fortalecendo posicionamentos que marcam estilo próprio e expressam as escolhas básicas)

Obedecendo ao padrão podemos supor em 2015/2016 estaremos vivendo momentos de prosperidade como aconteceram nos tempos de Prudente de Morais e JK. Desejo de todos nós. Entretanto, vale a pena ressaltar que enquanto Júpiter estiver transitando pela Casa 7, o Saturno já estará na casa 10; e que a conjunção com o MC ocorrerá no ano anterior ao período acima citado, isto é, em 2014. Assim, apesar de podemos fazer paralelismos com as datas do passado haverá, astrologicamente, um diferencial significativo do ciclo Júpiter/Saturno sobre o mapa do Brasil, que merece também um estudo. Com essa pequena pesquisa dos trânsitos de dois planetas foi possível ordenar alguns fatos e ressaltar um padrão (60 anos). Porém, não foram considerados nenhum outro trânsito e nenhuma outra posição astrológica do mapa do Brasil, de forma que diversas informações foram colocadas no segundo plano. Deixo então a cargo do leitor aprofundar nas associações de cada um dos fatos com os diversos trânsitos planetários da época sobre o Mapa da Independência do Brasil.

Para melhor visualização veja no quadro, a seguir, a relação dos fatos históricos de quando Júpiter transitava pela casa 7 do mapa do Brasil e o levantamento de por onde Saturno transitava. Foram registrados acontecimentos, aproximadamente, de 12 em 12 anos por 110 anos (1894 até 2004):

Coluna 1 – Períodos em que Júpiter transitou na Casa Astral 7 do mapa do Brasil (27°08’ Leão até 24°01’ Virgem);
Coluna 2 – Períodos em que Júpiter em trânsito fez conjunção com o Sol natal do Brasil (14°34’ Virgem);
Coluna 3 – Trânsitos de Saturno pelas casas astrais no mesmo período em que Júpiter transitava pela casa 7 do Brasil; e
Coluna 4 – Nomes dos presidentes de cada período e alguns fatos históricos.


Fontes:· Novo Dicionário de História do Brasil. Redação: Brasil BANDECCHI, Leonardo ARROYO e Ubiratan ROSA. Ed. Melhoramentos. SP. 1970.
· O Álbum dos Presidentes – A história vista pelo JB. Edição do centenário da República. Jornal do Brasil. RJ. 1989.
· Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Nova Cultural. SP. 1998.
· Enciclopédia Conhecer. Abril Cultural. SP. 1967.
· Enciclopédia Abril. Abril Cultural. SP. 1971.
· Ciclos de Evolução: Modelos planetários de desenvolvimento. Alexander RUPERTI. Ed. Pensamento. SP. 1978.
· Júpiter e Saturno: Uma nova visão da Astrologia moderna. Liz GREENE & Stephen ARROYO. Ed. Pensamento. SP. 1984.